segunda-feira, 11 de maio de 2009

Segundas-feiras
Sacramentado. Segunda-feira é o pior dia da semana.
Popularmente difundida a sensação de desespero que nos assola nas noites de Domingo nos alertando que a folga está no fim e lá se foi mais um fim de semana curto. Curto, sempre curto, ainda que seja um prolongado, abençoado por um feriado, ainda assim nos parecerá curto diante dos próximos cinco dias úteis que teremos que enfrentar.
Garfield já dizia: “Odeio as Segundas-feiras”.
Eu fiz coro pra este lema por muitos anos. Hoje não mais.


A Segunda–feira carrega uma esperança de que poderemos fazer tudo aquilo que planejamos, diferente da Quinta que nos denuncia que ainda estamos com pendências que ficarão pra semana que vem.
Gosto também da sensação de recomeço.
Retomar projetos, reiniciar planos.

Dá tempo também de adiar aquilo que não queremos fazer sob o pretexto de que ainda dá tempo, de que temos a semana toda pra cuidar disso, que se pudéssemos nem faríamos.

Segundas feiras carregam a promessa da nova dieta, porque colada ao Domingo de fartura à mesa, arrasta um pouco da culpa da gula, com juras de uma nova conduta a partir de então.
Segundas me permitem sonhar a longo prazo, com um fim de semana maravilhoso que está por vir e se hoje não posso ficar na cama, Domingo que vem será meu compromisso do dia!

Segundas acumulam a bagunça e a roupa suja, parece que um furacão de pequeno porte atravessou minha sala, devastou cozinha e área de serviço indo descansar sobre a minha cama, revirada. Esperto este furacão.

Mas nada mais triste do que se fosse diferente, casa impecável na Segunda de manhã não vale. Só se chegarmos de viagem direto pra ir trabalhar. Aí sim, aceitável, porque por certo deixamos a bagunça em algum lugar.

Tenho promessas pra esta Segunda. Não as confessarei aqui porque uma vez escritas viram compromisso formal comigo mesma, e detesto cobranças. Segunda que vem espero ter realizado uma ou duas delas, e de tão realizada que estarei, provavelmente prometerei a mim mesma mais algumas mudanças, ajustes e melhorias para a semana seguinte.
Passos de bebê, como diz aquela comédia na qual o psiquiatra escritor resume seus tratamentos a pequenos passos em busca de conquistas maiores.
Adotei o sistema pra mim. Tem surtido efeito.

Ah, Minhas Segundas intenções nesta Segunda feira, escrevendo sobre as Segundas?
Desejar aos amigos que tenham uma excelente semana!


Nenhum comentário: