segunda-feira, 16 de maio de 2011

Bicho Esquisito


“Mulher é bicho esquisito, todo mês sangra” já dizia Rita Lee em seu sucesso “ Cor de Rosa Choque”.


Nós mulheres, somos uma espécie carregada de nuances. Ontem irritadas, hoje felizes, amanhã a melancolia poderá assolar nossas vidas nos fazendo sentir ínfimas, pequenas e insignificantes até que a próxima visita ao salão de cabeleireiros nos reforce a certeza de que somos poderosamente lindas.


Atribuímos a TPM parte de nossa mudança de humor. A Tensão Pré Menstrual tornou-se tão debatida e difundida que chega até a ser álibi atenuante de culpabilidade em crimes.


Diriam os antigos que o sangue nos sobe a cabeça antes de se esvair de nossos corpos, nos tirando a razão. Digo que o sangue é o choro de tantas mulheres que sonham com a esperada gravidez.
Sangue chato que teima aparecer em fins de semana de sol e passeio, manchando nossas roupas e nossa alegria.
De todo não é ruim, já que tantas o aguardam como um alívio na alma por saber que desta vez escaparam de sua irresponsável aventura em não se precaver.
O sangue de cada mês nos prepara para os sangramentos da vida.
Sangramos por nossos filhos, em seu nascimento e a cada momento difícil de suas vidas, em que tentamos puxar para nós suas dores.
O vermelho cor de sangue, destacado em nossos lábios e unhas, nos torna vampiras de atenção, destacando-nos em meio aos demais seres.
“Um sexto sentido maior que a razão” ainda diz a música, dotadas da capacidade de arrepiar, pisar no freio e mudar o curso, sentimos o que nem sabemos definir, a intuição em nós mulheres é nosso guia, ainda que nos torture.
“Gata borralheira,você é princesa, dondoca é uma espécie em extinção”.
Seja guerreira, mas vá a manicure, use a cabeça mas não deixe de retocar os cabelos, enfrente a reunião com seu melhor perfume, demita e peça demissão com os lábios hidratados e as palavras adoçadas por uma pastilhinha de duas calorias.


Use salto nas horas de briga, eleve-se, mas não aposente o chinelo amigo ao retornar ao lar. Use tênis pra correr dos problemas e uma simples sapatilha em dias de auto estima já elevada.
E sinalize os maus dias, pra que todos a deixem em paz:
“Não provoque! É Cor de Rosa Choque!”





Nenhum comentário: