segunda-feira, 4 de abril de 2011

Mãe de primeira viagem!


Quem já é mãe sabe que nem tudo são flores quando se trata do período pós-parto.

Se antes todos os cuidados estavam voltados para você, agora, com o nascimento do bebê toda a atenção está focada neste pequeno ser que arrebata os corações de toda a família.

O corpo ainda não corresponde a sua expectativa, afinal, o bebê saiu, mas parte da barriguinha ainda está lá.

Vem a fase da amamentação, medos, dúvidas e aflições de quem achava que a cena seria de gravura, de comercial do dia das mães. Neles ninguém menciona dores e rachaduras nos mamilos.

Não há regras, cada caso é um, mas é unânime que mesmo dando tudo certo, o período é de dedicação integral.


Palpites, essa é a fase em que os palpites só deveriam ser dados quando solicitados, mas em geral existem três a quatro formas ideais de fazer diferente do que você está fazendo. Coisas que vão desde a posição para mamar, arrotar, dormir, horários, refeições, tudo o que rodeia a sua nova rotina está sendo avaliado por olhos de terceiros. Acredite, eles não fazem por mal. Mas fazem mal.

E as vacinas? Temidas vacinas, que protegem, mas que serão, por vários meses, fator de temor pela possível reação, medo de efeitos colaterais, pesar pela dor que será causada, lágrimas de mãe e bebezinho. Mas passa, tudo passa.

Ainda aparecerão as brotoejas, haverá o dia da assadura, umbigo para tratar, dente para nascer, febre, espirro e tosse, pequenas alergias.


Ufa mamãe! Quando você menos esperar, aquele bebê, feijãozinho no ultra-som, soprará a primeira velinha ainda no seu colo, e em muito em breve, entrará em casa, despejando a mochila e abrindo a geladeira, faminto de tudo, de saber, de poder, de conquistar, de viver. E você mamãe de primeira viagem, nunca mais guardará sua malinha, sempre pronta a carregar as dores, dúvidas, culpas, porém, reserve o maior espaço dela pra carregar a imensa alegria de ver seu filho crescer e evoluir a cada dia, e, sobretudo, guarde a sua satisfação de saber que você deu e dará conta do que vier pela frente.


. Pathuca esta é pra você, dedico também a todas que estão carregando a mesma mala. Relaxem, vai dar tudo certo!

Um comentário:

Adriana Raquel de Abreu Alves disse...

Muito lindo este texto. Eu um casal de filhos de 9 e 3 anos, e é exatamente assim que acontece, quando menos esperamos, eles já estão mais independentes...
Vc encontra as palavras certas para descrever este acontecimento na vida de nós, mães.
Parabéns pelas sábias palavras.