quinta-feira, 25 de junho de 2009

Papo de Mãe


Olá

Boas novas existem pra serem compartilhadas...


A partir do mês de Julho, terei uma coluna na revista mensal Materlife. Para quem ainda não conhece, trata-se de uma revista bem legal de interesse feminino, basicamente.

Minha estréia ainda não se deu, mas sabe como é, o meu pessoal VIP já poderá espiar meu texto de antemão, segue abaixo:


Papo de mãe

Minha filha Laura sempre teve muita dificuldade para dormir.
Suas sonecas desde bebê eram leves, daquele tipo que qualquer barulhinho acorda, e para que caísse no sono, precisei usar de muitos recursos, de cantar músicas de ninar a assistir duas ou três vezes os vídeos da Xuxa, que ela adorava. Mas assim que cresceu um pouquinho mais, com quase dois anos, adotei uma tática diferente.
Sentávamos em uma poltrona de balanço, no quarto, ela no meu colo, e eu começava a ler livrinhos de história, mostrando os desenhos, fazendo os barulhinhos e sons dos animais, assim ela ia se distraindo e relaxando e eu ia inventando detalhes, acrescentando emoção. Daí colocava-a no berço, sentada a seu lado ia aumentando as histórias até que ela pegasse finalmente no sono.
O hábito se estendeu, continuei lendo, tive meu filho, William, e sempre contando histórias antes de colocá-los para dormir.
Criei um repertório próprio de histórias, todas com certa preocupação em transmitir conceitos de ética, amizade, respeito ao próximo, mas que fossem divertidas.
Nosso padrão antes de dormir era como regra, eu leria duas histórias, cada um escolheria a sua em nossa pequena biblioteca que ganhou corpo com o passar dos poucos anos.

A seqüência poderia variar. Às vezes um deles dormia durante a leitura, às vezes os dois caiam no sono, mas na maioria das vezes, ao final da segunda estavam lá, de olhos abertos, pedindo por uma nova aventura. Então era hora da “história da cabeça”. Eu apagava as luzes, e no escuro, já deitados, acomodados, ouviriam minha narrativa, e cada dia era uma nova, e sempre tinha que repetir as antigas.
Aos seis anos minha filha me pediu que escrevesse um livro com as histórias que inventei, disse que divertiriam outras crianças. A princípio não dei crédito ao que dizia, mas ela, enfática como sempre, disse que o livro deveria chamar-se “Histórias da Cabeça da Mamãe” e que de tantas criadas eu poderia lançar uns três livros.


A importância do hábito de ler para as crianças vai muito além do desenvolvimento de seu intelecto, de seu vocabulário, de sua capacidade criativa, refere-se à construção de um vínculo tão forte que o tempo não desfaz. Um laço estreito entre aquele que apresenta um mundo infinito de possibilidades e aquele que engatinha em suas descobertas. Assim será por toda a vida, o livro, portador de emoções, cultura, experiências, companheiro, mestre e do outro lado o leitor, que ao lê-lo baixa sua guarda, abrindo-se para o novo, pré-disposto a aceitá-lo.

“Histórias da Cabeça da Mamãe”, uma coletânea de dez contos foi lançado, bem aceito e me levou a novos caminhos. Em breve lançarei “Outras histórias da Cabeça da Mamãe” com a total certeza de que minhas histórias estimularão pais, avós, tios e professores a desenvolver e manter este delicioso hábito de ler para suas crianças.


Em breve espero postar aqui o convite do lançamento do livro, que ainda está em fase de produção, mas enquanto isso, fica aqui o convite mais próximo de adquirirem a revista nas bancas a partir de Julho.

Um abração!


Nenhum comentário: