segunda-feira, 24 de setembro de 2012

4O Semanas de Pensamentos - Gerando uma vida!

Considerando que quase ninguém sabe que está grávida na primeira semana, salvo aquelas que estão se submetendo a tratamentos de fertilidade, em geral, as futuras mamães ainda se baseiam no atraso menstrual para identificar a possível gravidez.
Então digamos venha pela frente uma contagem progressiva de mais 36 semanas.
As doze iniciais, mais complicadinhas, fase de risco, dos primeiríssimos sintomas, possíveis enjôos, sonolência, uma fase eufórica de início, contar a novidade a todos, ganhar os primeiros presentinhos de avós corujas, tios e tias mais afoitos.
Fisicamente a espera da barriga. Aquela que chegará na frente, tomando olhares e lugares, privilégios adquiridos das gestantes.
Inicia-se então, um processo de desgaste mental, que ao longo das semanas toma corpo, assim como o bebê.

Grávida, e agora?
Continuarei a trabalhar? Será que vou dar conta? E se eu quiser parar, será que vão me criticar?
Essa dorzinha aqui embaixo, será normal? Melhor ligar para o médico.
Enjôos pela manhã, sono o dia todo, que estranho.
Vitamina de gestante engorda?
Preciso de roupas mais confortáveis e essa calça de cinturinha baixa não combina mais comigo.
Consultas pré-natal, primeiros exames. Devo chamar a sogra para acompanhar o ultra-som? Mamãe vai!
Saber ou não o sexo do bebê?
Dor de cabeça, melhor ligar para o médico!
Pedido de exames específicos para diagnosticar possíveis anomalias, será que o médico pede isso a todas? Ai que medo.
Minhas roupas estão apertando, por enquanto só pareço gorda.
Médico sugere controle de peso, o que faço com a fome?
Cuidados com a pele para evitar estrias. Cremes, pomadas e simpatias.
Comprar enxoval, ainda é cedo, preciso poupar.
Escolher a maternidade. Ai que frio na barriga.
A barriga, apontando o futuro, linda, crescendo, orgulho!
Hoje estou muito linda, cheia de vida e de desejos...
Posso fazer amor? – Melhor ligar para o médico!
Cursos para pais, fazer ou não?
Pilates para gestantes? Ioga para gestantes? Inglês para gestantes?
Complementando o cálcio – Que venha com ossos fortes!
Quantos macacões comprar? M, P ou PP?
Prisão de ventre, melhor ligar para o médico!
Fraldas descartáveis, comprá-las, estocá-las, sim ou não?
Cuidado com o gato – Olha a toxoplasmose, alerta a sogra!
Melhor me livrar da sogra! Ops! Melhor ligar para o médico!
Pensando em nomes...Precisamos de um livro de significados!
Enxoval! Hora de comprar! Mas não muita coisa, afinal vamos ganhar!
Posso pintar o cabelo? Melhor ligar para o médico!
Falta o ar, a disposição e o humor. Sobram preocupações.
O peso do bebê, o da barriga, e aquele pior, que médico insiste em controlar – O meu!
Dificuldade para dormir, faltam posições.
Bebê virou? Cesárea ou parto natural?
Ai que medo da dor! Ai que medo da anestesia!
Que ansiedade! Melhor ligar para o médico!
Definido o nome, começam os bordados.
Móveis, já não era sem tempo! Precisamos resolver este assunto.
Xixi, xixi, de onde vem tanto xixi?
Lavar as roupinhas, deixar a mala pronta...vai que...!
Comprar a banheirinha? E o tal do balde? Ai que medo de dar banho!
Onde coloco essas fraldas? Não temos espaço, precisamos nos mudar!
Marido releva, estou estressada, acho melhor contratar uma babá.
Licença maternidade, tiro já? Vou adiar!
Quem vão ser os padrinhos? Melhor esperar.
Estão prontas as lembrancinhas? O enfeite da porta?
Preciso comprar camisolas novas para a maternidade.
Tô achando melhor trocar o tapete da sala, teremos muitas visitas.
Precisamos também de um novo jogo de xícaras de café.
Será que dou conta de cuidar do umbigo? Ai que aflição!
Contratarei uma enfermeira? Marido diz – aí não!
Bendita hora que fui inventar de comprar móveis sob medida.
Cadê este berço que não chega?
Xixi, xixi, onde fica o banheiro.
Olha o tamanho do meu pé!
Inchaço! Melhor ligar pra o médico!
Preparar os mamilos, pretendo amamentar. E ser não der? Prefiro nem pensar!
Que dor é essa – será contração? Melhor ligar para o médico.
Então é hoje!
Quarto pronto, mala pronta, familiares avisados.
Peço que venham em turnos, para não tumultuar.
Peço que lavem as mãos? Será que vão se chatear?
O bebê não é só meu, venham, podem pegar.
Afinal há tanta coisa, tanta coisa pra pensar!
Quanto amor, como pode? Será que vou dar conta?
E tem a cara do pai, não, é a boquinha da mãe.
Tanta alegria que mal me contenho.
Caio no choro assim por nada, emotiva, entupida.
Em pensar que se eu pudesse...
Devolveria você pra minha barriga!

.

Nenhum comentário: