segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Dezembro, Desejos e Aromas do fim do ano


Dezembro era esperado pelas crianças como o melhor de todos os tempos, a fase mágica de início de férias, aliado ao verão e claro, a chegada do Natal.
Na infância de outros tempos, não tão longe assim, os presentes eram limitados a duas datas no ano. Garantidos no aniversário e no Natal, nossos pacotes guardavam surpresas, ao menos em casa era assim. Nada de listas, nada de compras antecipadas, afinal, um dos maiores prazeres era imaginar o que o Papai Noel nos reservaria para aquele ano.


Mas Dezembro sempre foi mais que isso. Enfeitar a árvore de natal, desembrulhar uma a uma as bolas que surpreendentemente se quebravam sozinhas dentro das caixas.

E o cheiro?
Pinheirinhos naturais sempre deixam um aroma diferente na casa, juntam-se a isso os aromas da véspera, comidas natalinas esperadas, preparadas ao longo da semana.
Em casa o prato principal sempre foi o pernil e o mais esperado as rabanadas. Não se faz pernil fora desta época em casa. Rabanada então, simples pão amanhecido de todo dia, porém comido como manda a tradição apenas no dia mais festivo do ano.

Tempo de comprar presentes, fazer cartões, e o amigo secreto? Trânsito maluco, lojas cheias, mas no final o pacotinho entregue representa sua dedicação em fazer saber que aquela pessoa querida vale o sacrifício.


Dezembro, Natal, luzes, enfeites, comidas, cartões, sorrisos, encontros, tempo de celebrar o amor, as conquistas, a saúde, família, amigos. Tempo de perdoar, agradecer e renovar os votos de felicidade a todos que amamos.

Que seu Dezembro seja o presente do ano, o melhor mês, o final que é começo, o início de novo tempo, que de fim seja apenas para as dúvidas e incertezas, 2010 será ainda melhor.



*

Feliz Dezembro, ainda volto antes do Natal...

*

Nenhum comentário: